![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMh8_gC5pLNhn-XgDPtZsYEhoJfvBhw6Z044UmnUsrQzH7nWXZ1Qtz-4HpxKQt3x9sluR81UfCzpewFkwPJD8ZDJw9ODb7LzNAzsI4Ti0cKBnSK39rFvBnO1OTCjN7SoYh4p_XzO-_uEWt/s1600/Opele+Ifa+Orossi.jpg) |
Opele-Ifá |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglOLvb2mXHsoZqY2meRLy3j5J2zK_SOTC4jGQKFohDyk44NxEiTznzodaZAV9v05Cv_ggIkUqnRZhsdX_2eSJ3An8bglidWvh5cUvQptjZzggiYGBRNnS6cokSWcYzuQndI7s0Ar23kWH9/s1600/Jogo+de+Ikin+Orossi.jpg) |
Jogo de Ikin |
Após algum tempo sem postar nada, vou contar mais um pouco da minha história...
Depois de fazer Santo e dar minha obrigação de um ano, sai da casa onde fui feito e parti para outra. Lá, tomei as obrigações de três, cinco e sete anos. E fui suspenso
Pai Pequeno da casa, mas nem tudo é perfeito, somente
Olorum, e acabei saindo dessa roça. Mas, durante todo este tempo, uma coisa ficava martelando na minha cabeça: eu queria encontrar uma lógica, um raciocínio coerente e não suposições e atitudes baseadas nas frases: Um dia você vai saber!” ou “é assim que tem de se fazer e não pergunte, faça!”
Um dia, procurei, o falecido
Robinho do Oxoguiã, que foi um grande amigo e conselheiro e que me deu uma outra visão da religião. Eu estava acostumado a fazer o chamado "café com pão" e ele me ensinou o que era um verdadeiro "chá inglês".
E foi dentro da casa dele que conheci um homem iniciado no culto a
Ifá. Conversamos algumas vezes e eu achava que Ifá era
Jogo de Búzios. Pedi a ele para que jogasse para mim e ele disse que me levaria para eu jogar com o padrinho dele.
Pois bem, lá fui eu jogar Ifá. Quando cheguei, fui recebido na casa pela esposa do homem com quem iria jogar. A Yapetebi de Orunmilá,
Kátia Cristina, Omo Odu Odimone. O babalaô
Marcos Proença, Omo Xangô Omo Odu Ossa Irosso, deu novo rumo à minha vida espiritual. Após jogar com ele pela primeira vez, pense: “Foi isso que sempre busquei para minha vida: respostas coerentes!”
E entendi que o culto a Ifá em nada se parece com o
Candomblé. Primeiro, porque os
Babalaôs – Pais do Segredo - são raspados para
Orunmilá e não podem receber um Orixá em sua cabeça (virar com Orixá). E também não podem ser homossexuais. Com raras exceções, por ordem de Orunmilá, alguns, antes de se iniciarem no culto, dever fazer santo. Eles não jogam búzios e sim
Opelê ou
Ikinis (caroços de dendezeiro).
Opele-Ifá ou Rosário de Ifá, é um colar aberto composto de um fio trançado de palha-da-costa ou fio de algodão, que tem pendentes oito metades de fava de opele e é um instrumento divinatório dos tradicionais sacerdotes de Ifá.
Existem outros modelos mais modernos de Opele-Ifá, feitos com correntes de metal intercaladas com vários tipos de sementes, moedas ou pedras semi-preciosas.
O jogo de Opele-Ifá é o mais praticado por ser rápido, já que o consulente não necessita perguntar em voz alta o que quer, o que permite o resguardo de sua privacidade. Com um único lançamento do rosário divinatório, aparecem duas figuras que possuem um lado côncavo e outro convexo, que, combinadas, formam o Odú ou Omo odu (combinações de dois signos diferentes).
Passei a casa a frequentar a casa de Marcos Proença e me apaixonei pelo culto e me iniciei como
Awofacan, que significa: ‘aquele que recebeu do seu padrinho o seu Ikofafun (para homens e kofá para mulheres).” Awofacan é uma forma contrata de se dizer: Awo Ifá Kan. O iniciado recebe uma mão de Ifá, seu primeiro caminho até Ifá, antes de se tornar um Babalaô, para aqueles que têm este caminho indicado por Orunmilá.
A consagração:
No primeiro momento, é feito um ritual com duração de três dias. É necessária presença de pelo menos quatro Babalaôs.
No primeiro dia, são realizadas cerimônias aos ancestrais. A ancestralidade tem peso fundamental dentro da religião africana e cubana. Tudo começa com eles.
Em seguida, é feita a Sasanha, na qual os assentamentos que fazem parte do Ikofá ou Kofá são lavados e consagrados através de cânticos e folhas dos orixás. Nessa cerimônia somente os babalaôs participam e os iniciados ficam do lado de fora do Ibodun de Orunmilá, fazendo seus pedidos e orações.
São lavados em Omi eró, os assentamentos de
Eleguá (Exú),
Guerreiros (Ogum, Oxosse e Osun) e o assentamento de Orunmilá.
Mais tarde descreverei cada assentamento.