segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ozun


Há pelo menos duas maneiras de se escrever o nome deste Orixá. Ozun e Ossu. Segundo o Awô Eduardo Miguel Perea, em Cuba a maneira mais usada de se escrever é Ozun.
Osun, representa a união entre o aiyé e o orun, ou seja, o mundo material e o céu metafísico habitado por diferentes entidades espirituais.
Ele é  representado por um Galo sobre uma coluna e  que nunca dorme e nunca cai,  sempre se mantém firme e de pé. Este Orixá tem a forma deformada e imperfeita e trabalha diretamente com Orunmilá e se alimenta das mesmas oferendas de Orunmilá.

Ferramentas dos Guerreiros com Ozun.


No Brasil este Orixá é pouco conhecido. Seu culto esta relacionado com o de Orunmilá, mas  cada Orixá pode ter o seu Ozun especifico. Cada um é montado de maneira diferente e com ingredientes especificos,  como o de Mãe Iansã que feito de cobre e que leva nove facões como adorno e o do Pai Omulu que tem como Guardião um cachorro. O Ozun de Obatalá leva ao invés do Galo um Pombo de asas abertas, que lembra a história de Eiye kan, o primeiro pombo que veio reproduzir graças a Ifá. Este pombo passou a chamar-se Eiyele ( no Brasil é chamado de Ilé), simboliza a honra e a autoridade, por este motivo é ali colocado.
Quando um iniciado no culto a Ifá, encontra o seu Ozun, caído sem motivo aparente, ele deve levá-lo imediatamente para casa do seu Padrinho de Ifá (o seu Babalaô). Para que seja investigada a causa. Que pode ser desde um aviso de morte, acidente ou feitiçaria.




 Ozun de Iansã


















Ozun de Omolu

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